quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Jesus precisa de apelo?


PODERIA O HOMEM OCUPAR O LUGAR DO ESPIRTO SANTO?


Interessante.
Eu sou, na maioria das vezes um liberal. E um liberal adepto de estratégias.
Mas, em relação as coisas de Deus eu não entendo algumas práticas, e uma delas é a do tal do "apelo".
Por que o apelo? Será que o Espírito Santo de Deus não sabe o que faz?
Alguém precisa apelar para que eu coma um cacau show, um churrasco ou prato de camarão ao alho e óleo?
Aí eu me pergunto: ora, se alguns mestres, professores e PASTORES afirmam que os católicos são também cristãos e eles (pastores) fazem prática do "apelo" alguma coisa está errada. Ou não?
Eu nunca vi ou ouvi falar de um padre fazendo apelo. E se o fazem, é porque também se tornaram adeptos de um modismo ou estratégia criada pelos metodistas no final do século XVIII (via Lorenzo Dow) e difundida no século XIX pelo evangelista Charles Finney.
E a coisa se torna engraçada porque no preâmbulo deste modismo, os seus fundadores chegaram a criar o "banco das penitências" onde o pecador confessava os seus pecados para somente aí ser "aceito" por Cristo.
Isto é risível.
A Biblia (A VERDADE) não fala em apelo de Pedro, Paulo, ou quaisquer dos outros apóstolos, mas diz que multidões se convertiam diante de suas pregações.
Ou não?
E como o cristianismo crescia e cresceu antes do século XVIII sem o famoso apelo de Lorenzo Dow?
Dá pra pensar um pouquinho?
Será impossível entender que homens como Martinho Lutero, George Whitefield, Jonathan Edwards e John Wesley nunca fizeram um apelo?
Na verdade, eles e os que antes deles falaram de Deus nem conheciam o apelo.
E quantos foram convertidos através das suas famosas pregações e ensinamentos? Milhões, é claro.

"A simples aceitação de um ensinamento verdadeiro sobre a pessoa de Cristo, sem o coração ter sido ganho por Ele, e a vida ter sido devotada a Ele, é apenas mais outra etapa deste caminho “que ao homem parece direito”, mas cujo fim “são caminhos da morte”.  A.W. Pink

No apelo impera o irracional, a emoção e até mesmo algo como uma imposição infernal.
Eu já ouvi, mais de uma vez, algo do tipo: " ou você aceita a Cristo agora mesmo ou vai pretinho pro inferno!"
"Tem mais alguém? Aqui do lado direito tem mais duas pessoas. Venha! Venha!
É a ultima chance. Quem sabe depois de você sair daqui o que vai acontecer?"
Aí o cara, malandramente e com medo aceita o apelo, e não a Cristo.

E por aí vão as sandices. "Pastores que aprenderam errado, ensinam errado e criam discípulos da maneira errada."

Olhem os ensinamentos de Jesus:
 Mateus 11 -  28. Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.

 Mateus 5 -  3. Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.
 5. Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra.

E deixem o Espírito Santo agir:  Hebreus 3 -  7. Pelo que, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz,
 8. não endureçais os vossos corações, como na provocação, no dia da tentação no deserto.

E pra encerrar: " quando eu vim a Cristo pelo apelo, Dele me afastei, mas quando O conheci pela Palavra, Dele estou me aproximando, procurando me enraizar em conhecimento e entendendo que servir é sempre o melhor caminho. Quiçá, o único."

E eu entendo que o apelo é um apelo, mas respeito as opiniões em contrário.

E ponto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário